EXAMES MÉDICO E PSICOTÉCNICO

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela categoria de sua preferência. Isto posto, poderá dirigir-se à uma clínica da rede credenciada pelo DETRAN para realizar os exames médico e psicotécnico. 

 
O exame médico visa avaliar a condição física do candidato, principalmente quanto à acuidade visual do mesmo, avaliando ainda as eventuais deficiências física que o candidato pode vir a apresentar. 
 
Quanto ao exame psicotécnico, este visa aferir a condição mental do candidato. 
Para fazer sua inscrição inicial é muito simples: vá ao CFC levando: 
- Xerox da carteira de identidade. 
- Xerox do CPF.
- Xerox de comprovante de residência recente (máximo de 3 meses) no próprio nome ou no nome dos pais. 
Como comprovante de residência podem ser usadas contas da CEMIG, COPASA, conta de telefone e outras correspondências oficiais (como outras contas, cartas de bancos, etc). Só não são válidas cartas pessoais. Para aqueles que não possuírem comprovante de residência em seu próprio nome ou no nome de seus pais, poderá ser feita uma declaração de residência, assinada e reconhecida em cartório pelo candidato. 
O pagamento dos exames deverá ser efetuado na própria clínica, à vista e em dinheiro. Além disso, o candidato deve levar à clínica o Boletim Resumo, xérox dos documentos e uma foto 3x4 tirada em fundo branco e com roupa escura. É importante ressaltar que a escolha da clínica é feita pelo DETRAN e é feita com base no endereço do candidato. Por exemplo, se o candidato apresentar comprovante de residência de Contagem, a clínica indicada será uma das credenciadas nessa cidade. 
 
OBSERVAÇÃO: A primeira habilitação pode ser solicitada nas categorias "A" ou "B". Os candidatos devem: ter idade igual ou superior a 18 anos, ser penalmente imputável, saber ler e escrever.

logomarca editoraeducatransito